O prefeito Déo, o vice-prefeito Jal e secretários participaram da palestra ministrada pela SEMARH.

A Prefeitura de Japaratinga, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou uma oficina de capacitação para a instalação da coleta seletiva de resíduos sólidos. A oficina foi ministrada pelos técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), na semana do meio ambiente.

O prefeito José Severino da Silva (Déo) e o vice-prefeito Jailton Santos (Jal) participaram da palestra, que ocorreu na manhã desta terça-feira (1), no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo foi capacitar os secretários municipais, para que a coleta seletiva seja implantada a partir dos órgãos públicos.

Após a palestra os secretários se reuniram para discutir como cada pasta irá contribuir com a coleta seletiva. As propostas foram apresentadas e encaminhadas para a SEMARH, que junto com o SEBRAE, dará todo o suporte para que a cooperativa de catadores de Japaratinga seja implantada e atue com responsabilidade.

A técnica da SEMARH, Elisângela Tavares explicou que “a coleta seletiva é muito importante, pois vai reduzir a quantidade de resíduos sólidos descartados incorretamente no meio ambiente”. Ela disse ainda que a sociedade será beneficiada, pois a cidade ficará ainda mais limpa e com isso atrairá mais turistas. “Outro ponto importante é que a coleta seletiva gera renda para os catadores”, concluiu.

O prefeito Déo está confiante no projeto. “Agradeço a equipe da SEMARH pela disponibilidade. A coleta seletiva será um grande avanço para o desenvolvimento da nossa Japaratinga”, comemorou.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Santos, instalar a coleta seletiva é abrir oportunidades para geração de renda. “O intuito da gestão, na implantação da coleta seletiva, é dar oportunidade de trabalho digno aos catadores do município. Além da redução do descarte dos resíduos, a coleta vai gerar renda”, disse.

No primeiro momento, a coleta seletiva será instalada em todas as secretarias, de acordo com as condições de cada uma. Posteriormente, a Prefeitura vai lançar a campanha para toda a cidade.