Evento ocorreu nesta quarta-feira (11), no auditório de um hotel, no centro da cidade.

foto: Allex Nazário

A Prefeitura de Japaratinga, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou a VII Conferência Municipal de Assistência Social. O prefeito José Severino da Silva (Déo) participou do evento, que ocorreu nesta quarta-feira (11), no auditório de um hotel, no centro da cidade.

Com o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, a conferência teve o objetivo de fortalecer e reafirmar a assistência social como política garantidora de direitos, bem como dar segmento a seu centro de atuação, os usuários.

foto: Allex Nazário

As conferências ocorrem a cada dois anos e são uma oportunidade para população e a gestão avaliarem as políticas de Assistência no município e no brasil, e o mais importante, propor mudanças para a melhoria dos serviços.

A palestra foi ministrada pela conferencista Rita Vieira, que ressaltou que a política de Assistência Social não é um favor, ou uma ajuda aos usuários, mas um direito constituído em lei, e que precisa da participação efetiva da sociedade, para que sejam aperfeiçoados.

foto: Allex Nazário

Os participantes foram divididos em 5 grupos, denominados de eixos: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a questão dos direitos socioassistenciais no enfretamento das desigualdades; Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Ainda foram discutidos pelos eixos: Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; Atuação do SUAS em situação de calamidade pública e Emergências.

foto: Allex Nazário

O prefeito Déo agradeceu o empenho de todos na realização do evento. “Muito obrigado a todos pelo trabalho que está sendo realizado aqui em Japaratinga. Peço que vocês se doem ainda mais, pois quem vai à Assistência Social, precisa de todo o carinho e respeito. Que Deus abençoe a todos!”

O vice-prefeito Jailton Santos parabenizou a equipe da Assistência pelos trabalhos que estão sendo desenvolvido e comemorou os avanços da gestão, em tão pouco tempo de governo.

foto: Allex Nazário

A secretária de Assistência Social, Maria da Glória destacou os desafios que encontra diariamente na condução da pasta. “São muitos desafios, mas graças a minha equipe, estamos avançando para ajudar a todos os necessitados. Ainda há muita gente na extrema pobreza, e são a essas pessoas que vamos nos dedicar ainda mais. Sou grata a Deus pela oportunidade de contribuir para melhorar a vida da nossa gente”.

foto: Allex Nazário

Outras autoridades também estiveram na conferência: o presidente da Câmara de Vereadores, Ir Silvinho, e o vice presidente Mequinho da Cícera; a secretária de Educação, Zeza Pereira; a secretária de Saúde, Maria do Carmo; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Isamarques Ataide; além de representantes da sociedade civil organizada e do governo municipal.

O evento foi abrilhantado com a apresentação do grupo de dança cultural, formado por alunas da rede municipal de ensino.

foto: Allex Nazário

Ao final, as propostas foram apresentadas e votadas pelos delegados, e foram eleitos os representantes de Japaratinga que irão participar da Conferência Estadual, ainda sem data definida.

foto: Philipe Oliver