banco de imagens da Setur Japaratinga

Assessoria / Adilson Júnior

A pacata Japaratinga, localizada no litoral norte de Alagoas, a 121 km de Maceió, é um dos destinos turísticos mais belo do Nordeste. São cerca de 12 km de costa, dividas em 6 exuberantes praias de águas claras e mornas: Salgado, Centro, Bitingui, Barreiras do Boqueirão, Boqueirão e Pontal do Boqueirão.

praia foto: Juan Loureiro

Quem visita o município, que compõe a APA Costa dos Corais, se encanta com tantas belezas naturais e com o calor da receptividade de sua gente. Japaratinga é sinônimo de refúgio, aconchego, paz, descanso. Por isso a campanha promocional do destino tem o slogan Viva Puramente. Contemplar as paisagens praticamente intocadas é um convite a mergulhar em toda essa pureza.

piscinas naturais foto: Juan Loureiro

Por falar em mergulho, quem vem a Japaratinga pode viver puramente uma experiência inesquecível: passear de lancha ou catamarã e conhecer as piscinas naturais. Com a maré baixa, o turista pode mergulhar e admirar as belezas dos arrecifes, peixes e corais que adornam o mar desse pedacinho de Alagoas.

mergulho nas piscinas naturais foto: Kerony Melo

Conhecer Japaratinga de buggy é uma alternativa para quem não curte mergulho. O turista pode optar em conhecer outros destinos como Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, que também fazem parte da APA Costa do Corais. Essa dica é muito legal para quem quer visitar vários lugares da nossa Rota Ecológica. O embarque é feito na Praça dos Idosos, no centro, e não precisa de agendamento.

passeio de buggy foto: Juan Loureiro

Para o turista que gosta de aventura, a Reserva da Bica é uma ótima opção. Localizada nas Barreiras do Boqueirão, o local é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e conta com uma trilha de nível médio, que leva a dois mirantes, que permite contemplar o mar com uma visão privilegiada. Com um pouco de sorte, é possível ver tartarugas de um deles.

mirante das tartarugas – Reserva da Bica foto: Adilson Júnior

Outra dica pra quem gosta de trilha é o mirante do Monte Tabor, que fica em uma pousada, na Praia do Salgado. O mirante é aberto para quem não é hóspede e quem gosta de se aventurar pode subir os mais de 200 degraus, mas tem que ter muito fôlego. O mirante também tem acesso para automóveis, para que todos tenham a oportunidade de ver Japaratinga de outro ângulo. Ainda no Monte Tabor, o visitante pode contemplar um pôr do sol que faz valer a pena todo o esforço de quem se aventura em subir a pé.

Aventura é o que não falta! O município ainda conta com o Camping do Bacurau, que proporciona uma experiência incrível a quem o visita. De cima, o turista avista a grandiosidade do mar e ver o quanto a natureza foi generosa com Japaratinga. Como diz o nome, o Camping é um local para quem curte acampar. Acordar cedinho para ver o sol nascer sobre o mar é um dos motivos que tornaram o local um destino muito procurado.

Não só de natureza e aventura vivem os turistas. A gastronomia local atrai os turistas pelo sabor do tempero. Japaratinga conta com diversos restaurantes e receptivos que servem deliciosos pratos, como: arroz de polvo, peixada, e outros pratos à base de frutos do mar. Do mais simples ao mais sofisticado, tem pra todos os gostos e bolsos.

prato gastronômico foto: Juan Loureiro

Se hospedar em Japaratinga é uma dica para quem quer descansar sem agitação. A cidade dispõe de vários hotéis e pousadas quem somam mais de 2.500 leitos, com diárias a partir de R$120,00.

Viva puramente dias inesquecíveis nesse paraíso chamado Japaratinga. Para mais informações é só entrar em contato através do @vivajaparatinga, no instragram.