A conquista é fruto dos esforços da gestão do prefeito Déo.
Assessoria / Adilson Júnior
50 famílias da Fazenda Triunfo, na zona rural de Japaratinga, foram cadastradas no Programa do Leite. Uma importante conquista da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. A implantação do programa é resultado dos esforços do prefeito José Severino da Silva – Déo (PTB).
O Programa do Leite tem como objetivo propiciar o consumo de leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional, além de incentivar a produção familiar – Convênio Seagri / Ministério da Cidadania.
A distribuição é feita pela Assistência Social. O município solicita e faz os cadastros, recebe o leite do Estado e realiza a distribuição onde as famílias estiverem cadastradas.
O primeiro dia de entrega ocorreu nesta quarta-feira (10), no Posto de Saúde Noemia Vasconcelos. Cada família assistida receberá 4 litros de leite por semana e essa distribuição é feita seguindo os critérios estabelecidos pelo Programa: Indivíduos em situação de insegurança alimentar e nutricionais detentores do número de identificação social NIS, com perfil Bolsa Família e unidades recebedoras.
É o caso da dona de casa Adriana Nascimento, que é mãe de dois filhos. Ela agradeceu por ser comtemplada pelo programa. “Agradeço a Deus e ao prefeito Déo por ter nos dado essa prioridade. Vai ajudar muito na alimentação das crianças”.
Outra contemplada foi dona Irene Maria, que ficou muito feliz por ter o benefício perto de casa. “É um privilégio pra gente ter o Déo como prefeito. O leite vai ajudar muito a gente”, agradeceu.
O prefeito Déo esteve na entrega e ficou feliz com a conquista. “Só tenho que agradecer a todos que se empenharam, principalmente ao Governo do Estado por atender nosso pedido. É dessa forma que a gente mostra que quando se quer fazer, se faz”, afirmou.
Déo disse ainda que vai buscar mais apoio para levar o programa para todas as localidades.
O Programa do Leite em Alagoas foi criado em 2002 e beneficia mais de 80 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza nos 102 municípios do Estado.
Indivíduos em situação de insegurança alimentar e nutricionais detentores do número de identificação social NIS, com perfil Bolsa Família e unidades recebedoras.
O Programa do Leite conta com vários parceiros: prefeituras municipais do Estado, Conselho Municipal e Estadual de Assistência social, entre outros, cooperativas de pequenos produtores rurais.
Os benefícios trazidos pelo Programa do Leite são muitos. Já foi constatado que o leite contribui para a diminuição da mortalidade infantil; melhora as condições da gestante na hora do parto e auxilia no desenvolvimento mental das crianças em idade escolar. Sem falar, que o leite doado é, para muitas pessoas, o único alimento do dia.