Índices foram comemorados pela gestão do prefeito Déo.

A cidade de Japaratinga, no litoral norte de Alagoas, ultrapassou os índices de vacinação em 2022. O resultado publicado pelo Ministério da Saúde foi comemorado pelo prefeito José Severino da Silva – Déo (PTB). Mais um importante avanço na saúde que, mais uma vez, coloca o município em destaque no Estado.

Na cobertura vacinal da BCG, o município atingiu o percentual de 113,85%. A PNEUMO alcançou 127,69%; a ROTA chegou a 100,77%; a PENTA bateu a marca de 123,85%; a tríplice superou os 95% exigidos e chegou a 99,23%; a MENINGO atingiu 116,92%; e a POLIO foi a que mais foi aplicada e alcançou 124,62%.

O Ministério da Saúde preconiza metas para a cobertura vacinal da população. Dentro dessa exigência, Japaratinga buscou alternativas criativas para conscientizar as pessoas sobre a importância de manter as vacinas em dia.

A Saúde de Japaratinga fez busca ativa vacinal, promoveu ações na zona rural com parque de diversões para atrair os pais e as crianças, realizou dias D no centro da cidade e nos povoados e trabalhou incansavelmente para que fosse alcançado o maior número de pessoas.

Como todo trabalho tem recompensa, o resultado veio e colocou Japaratinga em evidência na segunda região de saúde de Alagoas, da qual o município é integrante.

O prefeito Déo comemorou os índices e aproveitou para parabenizar os profissionais da saúde. “É como eu costumo dizer: mais um desafio vencido! Estou muito feliz, enquanto gestor, em ver que estamos colocando Japaratinga no lugar que merece: em destaque. Parabéns a todos os guerreiros da saúde, pois sem eles, não conseguiríamos nem atingir a meta, imagine ultrapassá-la”, concluiu.

Quem também celebrou os índices vacinais foi a secretária de Saúde, Maria do Carmo. “A gente sabia que estávamos no caminho certo, mas sempre nos cobrávamos mais e mais, para que Japaratinga atingisse o máximo de doses aplicadas. Devemos tudo aos nossos funcionários que trabalham incansavelmente, felizes e realizados”, revelou.

Maria concluiu agradecendo o apoio do prefeito. “O Déo é um gestor que exige uma saúde de qualidade para todos. E só conseguimos oferecer um serviço bem feito, porque ele nos dá todo o apoio e valoriza nossos funcionários. O mérito também é dele!”

Em Japaratinga a saúde é levada a sério. Desde o início da atual gestão, a farmácia básica é mantida repleta de medicamentos; exames laboratoriais, ultrassonografias e eletrocardiograma são feitos no posto de saúde central; nos finais de semana e feriados, médicos cumprem plantão no centro de saúde, sem contar nas consultas especializadas, por meio do telenordeste.