Pela terceira vez consecutiva o município conquista destaque em Alagoas

Assessoria / Adilson Júnior

A Unidade Básica de Saúde Ceciliano Coelho, situada no Povoado Barreiras do Boqueirão, em Japaratinga, ganhou mais uma vez o prêmio de UBS destaque em teleinterconsultas. Pela terceira vez, a cidade ocupa o primeiro lugar no pódio em Alagoas. Em outubro e novembro do ano passado, a unidade também foi ‘medalha de ouro’, pelos dos serviços prestados aos pacientes.

Japaratinga aderiu ao serviço em agosto de 2022 e desde então tem conseguido atingir muitos pacientes e consequentemente, diminuído a fila de espera por consultas especializadas.

A teleinterconsulta qualifica a assistência médica, através da tela de um computador, por meio de videochamada. O serviço, que é prestado por profissionais da saúde, consiste em o médico da unidade entrar em contato com outro médico, este, especialista, para obter um diagnóstico.  A consulta também poder ser feita por telefone, ou via chat.

Com o uso da tecnologia, o paciente tem acesso ao diagnóstico e tratamento que mais faz sentido ao seu caso, considerando todo o seu histórico médico e a opinião de especialistas. O melhor de tudo é que o paciente é atendido na unidade de saúde, ou em casa, caso seja domiciliado.

De um lado, o médico da área junto com sua equipe. Do outro, o especialista, dividindo experiência e solucionado os casos de quem não tem condições de pagar pelo atendimento, pois a consulta é ofertada pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Um grande avanço na saúde do município, tendo em vista que não se faz necessária a locomoção dos pacientes à capital. Isso reduz custos, transtornos e no final, o serviço surte o efeito esperado.

O prefeito José Severino da Silva – Déo (PTB) expressou a sua alegria em ser destaque em Saúde. “Essa conquista é a prova de que a Saúde de Japaratinga está a todo vapor. Enquanto gestor, não tenho limitado minhas forças para mostrar ao nosso povo que quando a gente quer fazer, a gente faz e muda a vida deles para melhor. Não vamos parar, pois tem muita conquista pela frente”, garantiu.

O chefe do Executivo municipal parabenizou os profissionais e agradeceu pelo empenho. “Sem nossos guerreiros da saúde, a gente não faz nada. É por isso que eu valorizo cada um, de todas as áreas, pois sei que servidor valorizado trabalha feliz e quem ganha é nossa cidade. Parabéns, UBS das Barreiras”, finalizou.

Para a secretária de Saúde, Maria do Carmo, a conquista é algo extraordinário para a equipe e para a gestão. “A vitória é dos nossos profissionais que abraçaram a causa sem medir esforços nem temer as barreiras. Estou muito grata e com ainda mais vontade de fazer mais e mais por Japaratinga”, afirmou.