A bonificação foi creditada em janeiro, à base da lei municipal nº031/2022.

Os avanços na saúde de Japaratinga não são apenas nas ações preventivas e nos atendimentos ao cidadão. A valorização e o incentivo aos servidores também são protagonistas do sucesso que Japaratinga tem alcançado na área. A prova disso, é que a gestão do prefeito José Severino da Silva – Déo (PTB), pagou uma folha extra de 30% em cima do salários dos agentes de saúde e de endemias.

O pagamento é amparado pela lei nº031/2022, que dispõe sobre o repasse de incentivo financeiro adicional aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, nos termos da lei nº 12.994/14, e da emenda constitucional nº 120/2022. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores, em dezembro de 2022.

Todos os agentes concursados e contratados receberam o ‘14º salário’ no mês de janeiro.

Com mais este feito, Japaratinga se destaca mais uma vez, por ser um dos poucos municípios a atender à solicitação da categoria. O município também cumpre a lei que estabelece o piso salarial da classe, desde que foi aprovada no Brasil.

Para o prefeito Déo, a conquista histórica marca, mais uma vez, o novo tempo que Japaratinga vive. “Como representante do meu povo, estou muito feliz por mais esse feito, que entra para a história. E vou contar algo para todos: o segredo para que as coisas funcionem, é a valorização do servidor, que se doa e trabalha incansavelmente para que a cidade cresça e a população viva bem”, revelou.

Quem está feliz da vida é a agente de saúde, Ednadja Brito, que agradeceu pela gratificação. “A gente nunca viu em nossa cidade, um contratado receber décimo, e ainda por cima uma gratificação, como é nosso caso. Até o retroativo a gente recebeu. Realmente é um novo tempo que está e vai ficar na história. Só tenho que agradecer ao prefeito Déo e a secretária Maria, pela oportunidade de trabalhar por Japaratinga”, finalizou.

Outra agente que recebeu a gratificação foi a Lucineide Silva. Ela contou que há muito tempo que a categoria lutava por esse benefícios. “Estou há 18 anos como agente de saúde, e essa luta é antiga. Ninguém nunca atendeu nossa demanda, mas com o prefeito Déo foi diferente. Ele nos garantiu que nos ajudaria na causa e cumpriu. Sabemos que uma parte do valor que chega deve ficar para a saúde, mas a nossa parte foi nos dada e estamos gratos e felizes pela valorização”.

A secretária de Saúde, Maria do Carmo, comemorou mais uma conquista histórica.  “A palavra é gratidão! Gratidão aos meus queridos agentes e ao prefeito Déo, que não ficou alheio à luta deles. Se hoje Japaratinga está em lugares de destaque, e graças a soma do esforço de todos nós que fazemos a gestão”.