Evento ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de novembro em Foz do Iguaçu

A Educação de Japaratinga participou do Fórum Estadual Extraordinário, realizado pela Undime Paraná. O evento reuniu 900 participantes entre os dias 16 e 18 de novembro, em Foz do Iguaçu.

O evento abordou o seguinte tema: Gestão da educação municipal: planejamento, avaliação e financiamento.

Japaratinga foi representada pela Secretária Municipal de Educação, Maria José Pereira, pela Coordenadora geral, Belarmina Bandeira, pelas professoras Zoraide Pimentel, da Escola Estácio Buarque; Luciene Silva, da Escola Tancredo Neves; e pela diretora da unidade, Osineide Oliveira.

As professoras foram premiadas com a ida ao fórum, por terem contribuído com a aprovação das respectivas escolas, que atingiram a meta da prova SAEB.

A premiação foi um presente do prefeito José Severino da Silva – Déo (PTB), que tem como prioridade a valorização, o respeito e o reconhecimento ao servidor público. “Se elas se empenharam e as escolas conseguiram bater a meta do SAEB, nada mais justo que presentear essas professoras, com essa oportunidade de enriquecer o conhecimento”, justificou.

Quem liderou a equipe foi a secretária de Educação, Zeza. “Nossa experiência foi muito rica. Participamos de debates sobre prestação de contas, sobre a nova lei do VAA, que aborda a eleição dos diretores. Também discutimos sobre a recomposição dos conteúdos, pois devido a pandemia, muitos alunos perderam matérias e estava com uma defasagem muito grande no ensino-aprendizagem. Estamos felizes em ter participado”, afirmou.

A gestora ainda agradeceu a prefeito Déo pelo reconhecimento e o respeito para com as professores e pelo cuidado com a Educação de Japaratinga.

A coordenadora geral, Belarmina Bandeira expressou sua satisfação em participar do fórum. “Que momento rico para nós, poder ouvir e aprender com a palestra do professor Libanio, que é muito renomado na Educação. Que maravilha! Com certeza vamos trazer esses aprendizados para nossas escolas’, garantiu.

Quem também está realizada é a professora Zoraide. “Amei participar do fórum. Como professora, a gente aprende como vencer os desafios pra oferecer uma educação cada vez melhor para nossos alunos”, disse.

A diretora da Escola Tancredo Neves, Osineide Oliveira, falou da experiência. “Aprendi como enfrentar pedagogicamente as relações interpessoais na escola e as questões emocionais dos alunos, reconhecendo a presença das desigualdades sociais e escolares podendo assim melhor atuar na área de ensino e aprendizagem dos discentes, como compartilhar as experiências vivenciadas com os demais professores no ambiente escolar. Finalizo agradecendo a toda a equipe organizadora, ao Prefeito Déo e secretária Zeza”.

“Participar do Fórum Extraordinário UNDIME Paraná, foi uma experiência única, com muito conhecimento para que possamos compartilhar com nossos estudantes”, disse professora Luciene Silva, da Escola Tancredo Neves.